Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quarta-feira, 30 de novembro de 2016 às 21:54

Caxias recebe o 1° Shopping da região dos Cocais

         A inauguração do Caxias Shopping Center aconteceu hoje pela manhã

Caxias marca um tento importante no mundo empresarial, comercial de Lazer e entretenimento, hoje (30) pela manhã, foi inaugurado na cidade o Caxias Shopping Center. A solenidade contou com a presença de políticos, empresários e lojistas, além de grande número de convidados.

O empreendimento tem como sócios Eugênio Coutinho, Sérgio Manzalli e Valdeci Cavalcante, que foi representado por seu filho Denis Cavalcante, que estudaram e planejaram todo shopping para atender a todos os conceitos de um grande empreendimento no setor.

O Caxias Shopping Center tem perspectiva de geração de 1 mil e 500 empregos diretos e mais de 3 mil empregos indiretos e atender a uma clientela dos municípios de Matões, Coelho Neto, Caxias e Codó.

                   Políticos prestigiaram a abertura do empreendimento

A solenidade foi prestigiada pelo secretário estadual de Indústria e Comércio Simplício Araújo, que na oportunidade representou o governador Flávio Dino, que não pode comparecer ao evento inaugural. Políticos da região como o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), o prefeito Léo Coutinho, além dos prefeitos eleitos dos municípios de Aldeias Altas e de Matões Ferdinando Coutinho. Ivan Pereira, presidente do Sindilojas também prestigiou o evento.

Para Sérgio Manzalli, a população recebe um grande presente de natal. O shopping, segundo ele, foi planejado dentro de um padrão de qualidade dos grandes shopping centers do país e o único com padrões de tecnologia de preservação ambiental.

Senadores do Maranhão jogam pesado para tirar Gastão do FNDE

Os três senadores maranhenses, liderados pelo “socialista” Roberto Rocha, estão
jogando pesado, junto ao presidente Michel Temer para demitir o ex‐ministro Gastão Vieira da presidência do FNDE, e nomear no lugar Pedro Maranhão, afilhado de Rocha.

A disputa pelo cargo tem uma fonte de inspiração, que cheira a zinabre: R$ 59,98 bilhões no orçamento federal de 2016. É mais dinheiro do que alguns ministérios dos pequenos juntos. A função do órgão: prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para elevar a qualidade do ensino. 

Roberto Rocha teria dito a Temer que Gastão foi nomeado por Dilma e hoje é aliado de Flávio Dino. João Alberto e Lobão foram ao presidente pedir a cabeça do ex‐colega do PMDB. “É, já pensei mesmo em substituí‐lo”, teria dito Temer, segundo Alberto.

Michel Temer ainda não disse sim nem não. Afinal, Gastão Vieira é ex‐deputado, já foi do PMDB de José Sarney e hoje está no Pros, legenda aliada ao Planalto. O pedido já demora um mês e agora a pressão aumentou, em nova investida. Temer está à espera de uma solução mais à frente. (O Imparcial)

Edilázio Júnior pede abertura de procedimento contra secretário Clayton Noleto

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Edilázio Júnior (PV), protocolou, na manhã de ontem, requerimento junto à Mesa Diretora da Casa, com pedido de abertura de procedimento, por crime de responsabilidade, contra o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

O pedido toma por base o artigo 33, § 2° da Constituição do Estado, que autoriza o Poder Legislativo a abrir procedimento contra secretários de estado e os ocupantes de cargos não prestarem informações solicitadas pela Casa quando solicitadas, num prazo máximo de 30 dias.

No mês de outubro, o deputado Edilázio Júnior encaminhou o requerimento 443/2016 a Clayton Noleto, após deferimento da Mesa Diretora, que solicitava ao gestor a relação dos municípios beneficiados com o “Programa Mais Asfalto”, bem como o cronograma de obras.

O secretário, contudo, jamais prestou as informações. “Clayton Noleto pode se tornar no primeiro secretário do governo Flávio Dino inelegível para as próximas eleições”, disse.

Edilázio apontou o uso eleitoreiro do programa durante as eleições 2016 pelo Poder Executivo. "O Mais Asfalto foi um programa a bel prazer do governador. É um programa sem nenhum critério. Não existe cronograma de obra, muito menos orçamento detalhado e nem houve licitação alguma para as obras realizadas. Foi um programa utilizado tão somente para tentar mudar a intenção de votos nos municípios”, disse.

Edilázio reafirmou o pedido de abertura de procedimento contra o secretário Clayton Noleto e pediu isenção da Mesa Diretora na apreciação do requerimento. "E peço aqui aos meus colegas que honrem os seus mandatos em aprovar este requerimento e que possamos respeitar a Constituição, que nós fazemos isso no início dos nossos mandatos e juramos com a mão sobre esta Constituição e que possamos, assim, respeitar e aprovar a convocação deste secretário. E seja aprovado o requerimento para abertura do processo de crime de responsabilidade contra o mesmo”, concluiu. (Assecom/Dep. Edilásio Júnior)

Senado rejeita emendas e aprova PEC do Teto de Gastos em primeiro turno

Os senadores rejeitaram todas as emendas ao texto da Proposta de Emenda à Constituição do Teto de Gastos. Com isso, foi mantido o texto aprovado na Câmara no primeiro turno de votação no Senado.

Foram apresentados três destaques para votação em separado. Um deles propunha retirar a saúde e a educação do teto de gastos. Assim, o limite de gastos para os próximos 20 anos valeria para todas as outras áreas, exceto para essas duas.

O segundo destaque previa que, após aprovada, a PEC deveria passar por referendo. Os senadores de oposição queriam que a população pudesse opinar se concorda com a proposta de impor o limite de gastos públicos equivalente ao valor do ano anterior corrigido pela inflação.

O último destaque propunha que os juros da dívida pública também estivessem incluídos no teto, de modo que o gasto do governo com isso também tivesse que obedecer ao limite. Os três destaques foram rejeitados.

Com isso, os senadores concluíram a votação da PEC em primeiro turno. Ela passará agora por três sessões de discussão em segundo turno e tem a próxima votação marcada para o dia 13 de dezembro. Se for aprovada sem alterações, a PEC será promulgada no dia 15 de dezembro. (Agência Brasil)

terça-feira, 29 de novembro de 2016 às 19:32

Câmara de Timon concede Títulos de Cidadão Timonense

Aurilan Miranda, Márcio Sá e os advogados Flávio Vales e João Victor Serpa receberam o Título de Cidadão Honorário Timonense em sessão solene realizada nesta terça-feira (29/11), às 9h, no Plenário da Câmara Municipal. O título foi concedido pelos vereadores Kennedy Gedeon, Arenilson (Goleiro Branco), Jair Mayner e todos os vereadores da casa, em reconhecimento pelos serviços públicos e políticos prestados pelos homenageados.

Os homenageados usaram a tribuna, para agradecer o título, e para afirmar que continuarão trabalhando em prol de melhorias para os timonenses. 

O presidente da casa, vereador Uilma Resende, também usou a tribuna para prestar uma homenagem aos novos timonenses. “Buscamos dar esse título para as pessoas que trabalharam pela nossa cidade. E, a partir de agora, serão cada vez mais cobrados por nós, porque além de serem servidores públicos, são os mais novos cidadãos timonenses. Lembrem-se: O servidor público é o servidor do público” concluiu.



A sessão solene foi presidida pelo presidente da casa, o vereador Uilma Resende, com participação dos vereadores proponentes: Kennedy Gedeon, Arenilson conhecido como Goleiro Branco e Jair Mayner, além da participação dos vereadores José Carlos Assunção e Chagas Cigarreiro. Também estiveram presentes à solenidade, além da família de Aurilan Miranda, Márcio Sá, Flávio Vales e João Victor Serpa, os amigos e lideranças comunitárias dos homenageados.

Aurilan Lima Miranda, solteiro, começou sua vida profissional como vendedor autônomo de seguros passando por várias empresas tais como: AMAL, Pecúlio União, Sabemi, RS Previdência, Gboex - Grêmio Beneficente. Em seguida, foi para a Mapfre Seguros ser assistente de negócios, sendo responsável pelo atendimento às corretoras de seguros do Estado do Piauí. Em 2006,  foi trabalhar na Caixa Econômica Federal e passou por diversos setores como: técnico bancário, assistente de atendimento, gerente de atendimento, administrativo e geral. Como gerente geral da agência Timon, durante o período de 2012 a 2016, contribuiu para a expansão da rede de atendimento, com abertura de mais de dez Caixa Aqui e Loterias, onde trabalha até hoje.

Natural da cidade de Teresina (PI), Marcio de Sousa Sá, é casado com Ida Soares, tem 2 filhas. Trabalhou por 5 anos no Armazém Paraíba. Também como motorista no PDT e do candidato a deputado Federal Luciano Leitoa, atual prefeito de Timon, em seguida, se tornou seu assessor parlamentar. Atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Saúde.

Flávio Vales dos Santos é formado em direito pela UESPI e pós-graduado em direito público. Advogado militante na Comarca de Timon, já atuou como coordenador executivo do Centro de Referência em Direitos Humanos e diretor jurídico da Câmara Municipal de Vereadores de Timon. Atualmente exerce o cargo de coordenador executivo do Procon / Timon.

Advogado, formado pela Faculdade Maranhense São José Cocais, João Victor Serpa do Nascimento Delgado é um advogado militante em Timon. Foi subsecretário da secretaria do consumidor, assessor especial da Prefeitura Municipal de Timon, idealizador e coordenador executivo do Procon e atualmente está exercendo o cargo de diretor Jurídico da Câmara Municipal de Vereadores de Timon.


Ao final da solenidade o presidente da casa solicitou aos presentes um minuto de silêncio pela tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29/11), com os jogadores do Chapecoense, onde estava presente o maranhense, o jogador Ananias, que também morreu durante o acidente. (Asscom/CMT)

Justiça suspende fechamento de agências do Banco do Brasil no MA

  Banco do Brasil anunciou o fechamento de 13 agências no estado do Maranhão

A Justiça do Maranhão deferiu nesta terça-feira (29), liminar em Ação Civil Pública (ACP) por meio da qual o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (PROCON-MA) pede a suspensão do fechamento de 13 agências bancárias no Maranhão. A Ação foi protocolada na Vara de Interesses Difusos e Coletivos em São Luís após decisão do Banco do Brasil (BB) de que 402 agências e 31 superintendências teriam suas atividades encerradas, além de 379 agências serem transformadas em postos de atendimento em todo o país.

No Maranhão, o Banco do Brasil anunciou o fechamento de 13 agências, sendo que cinco serão fechadas e outras oito serão transformadas em postos de atendimento.

Na liminar, o juiz titular da Vara, Douglas Martins, determina o pleno funcionamento de todas as atuais agências no Estado, abstendo-se, ainda, de reduzi-las a postos de atendimento.

Ainda segundo a decisão judicial, os bancos deverão apontar quais os serviços deixariam de ser prestados nos postos de atendimento e quais continuarão sendo oferecidos, além de informar quais providências estão sendo ou foram tomadas para não gerar impacto negativo aos consumidores e apresentar o quantitativo de funcionários, atendimentos realizados em 2016 e clientes das agências que serão reestruturadas no estado do Maranhão.

O Procon reconhece diversas afrontas aos direitos dos consumidores maranhenses. O principal deles diz respeito à alteração unilateral do contrato, ou seja, o descumprimento do serviço essencial por parte da instituição bancária, sem qualquer consulta aos correntistas das agências.

Outro fator que levou ao ingresso da ACP é o descaso constante da instituição com os consumidores demonstrado nos relatórios das fiscalizações realizadas pelo Procon. Somente de abril a junho de 2016, o referido banco lucrou exatamente R$ 2,46 bilhões, comprovando que a atual crise por qual passa o país não atingiu as instituições financeiras. O lucro dos bancos, inclusive, supera o lucro de todos os outros setores da economia brasileira juntos.

Segundo o presidente do Procon-MA e diretor dos Procons no Nordeste, Duarte Júnior, o Banco do Brasil age de forma paradoxal aos grandes lucros. “Confiamos na justiça e não aceitaremos retrocesso. Chama-se atenção para o fato de que mesmo com lucros bilionários, o Banco do Brasil prefere fechar agências do que investir na melhoria e humanização do atendimento. Temos pleno conhecimento que o princípio da livre iniciativa é essencial para a ordem econômica, assim como os direitos básicos do consumidor, ambos com previsão expressa no art. 170 da Constituição Federal/1988. Logo, vamos continuar atuando de forma técnica e não admitiremos sobreposição e retrocessos aos direitos e garantias sociais previstos constitucionalmente”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato, Eloy Natan, a decisão judicial fortalece a luta contra a reestruturação do Banco do Brasil. (Do G1 MA)

Câmara de Timon aprova mudança no consumo de água da Tarifa Social

    Luta de Tales Waquim faz mais pessoas serem beneficiadas pela Tarifa Social

Blog do Ludwig - Chegou ao fim uma luta antiga travada pelo vereador Tales Waquim (PMDB) sobre o aumento do consumo de água para os consumidores de baixa renda incluídos no programa chamado ‘Tarifa Social’. O que antes para ser incluído na Tarifa Social o consumo mensal era de até 10 metros cúbicos ( 10 mil litros), a partir de agora após reivindicação do vereador Tales Waquim que por várias vezes usou a tribuna da Câmara e os meios de comunicação passa para 20 metros cúbicos.

E nesta segunda-feira (28) a Câmara de Timon aprovou a mudança no consumo de água da Tarifa Social através de um Projeto de Lei do Executivo de nº 040/2016 que dá nova redação, acrescenta e altera dispositivos da Lei Municipal nº 2003/2015 sobre o serviço público de abastecimento de água e esgoto sanitário no município.

“Sempre achei injusta esse consumo mensal de 10 metros cúbicos e por isso lutei até obter êxito passando assim para 20 metros cúbicos e com isso atingindo uma parcela maior de consumidores de baixa renda”, disse o vereador Tales Waquim.

Tales Waquim acrescentou ainda que com essa mudança no volume do consumo mensal de água mais pessoas serão beneficiadas. 

"Tentei uma modificação nesse consumo da Tarifa Social por duas vezes, no primeiro momento para 15 metros cúbicos de água e no segundo momento já este ano para 20 metros cúbicos. E agora o Executivo enviou um Projeto de Lei aumentando o volume de água, justamente o que eu vinha reivindicando para fazer com que mais famílias de baixa renda possam participar desse programa social. O que antes só beneficiava pouco mais de 200 famílias, agora serão inseridas em torno de 2 mil famílias”, comemorou o parlamentar peemedebista.

Tragédia: Avião da Chapecoense cai na Colômbia

    Aeronave perdeu contato com a torre de controle antes de pouso em Medellín

A defesa civil de Medellín, na Colômbia, informou na madrugada desta terça-feira que o avião da empresa LAMIA Airlines, de matrícula CP2933, que transportava os jogadores da Chapecoense para a cidade, sofreu um acidente antes do pouso no aeroporto José Maria Córdoba, às 22h15, no horário da Colômbia, 1h15, horário de Brasília. O prefeito da cidade de Medellín, que acompanha a operação de resgate, informou que 76 pessoas morreram no acidente e cinco sobreviveram. Às 7h15, as buscas foram suspensas devido as péssimas condições do clima no local da queda da aeronave.

No início da madrugada, a aeronave com 72 passageiros perdeu contato com a torre de transmissão do aeroporto e sofreu um acidente na região de Rio Negro. Segundo o departamento de aviação civil do país, também havia nove tripulantes. Segundo informações, antes de chegar perto do aeroporto, o avião perdeu a comunicação com a torre de controle. De acordo com o aeroporto falhas elétricas foram as causas do acidente.

Os cinco sobreviventes foram três jogadores, Alan Ruschel, Follmann e Danilo. Um jornalista, Rafael Henzel, e uma comissária de bordo colombiana, Ximena Suarez. 

A delegação da Chapecoense saiu do Aeroporto de Guarulhos nesta segunda à tarde. O voo fez escala em Santa Cruz de la Sierra e depois partiu para a Colômbia, onde a equipe tem a primeira partida da final contra o Atlético Nacional, nesta quarta-feira. A equipe de reportagem do canal Fox Sports e do site Globoesporte.com também viajavam com o elenco da Chape. Ao todo, 21 jornalistas brasileiros estavam no avião.

De acordo com as autoridades, o local é montanhoso e, devido às condições climáticas, só é possível chegar por via terrestre e mesmo assim com muitas dificuldades. O prefeito de Antioquia, região próxima, pediu ajuda  aos locais que tenham caminhonetes 4x4 para chegar ao terreno do acidente. Os helicópteros tiveram de deixar o local por conta das condições adversas do tempo. 

Como já era de se esperar, a CONMEBOL cancelou a partida, que aconteceria na noite desta quarta-feira, no Estádio Atanasio Girardot e suspendeu todas as atividades comandadas pela entidade. Através das redes sociais, Atlético Nacional, Santos, Sport, Flamengo e outras equipes prestavam soliedaredade aos clube catarinense. 

Segundo a Rádio Caracol, primeiro jogador da Chapecoense a ser resgatado com vida foi o lateral-esquerdo Alan Ruschel, que já está no hospital. Atleta estaria com fratura no quadril e um corte na cabeça, porém chegou consciente. Pouco tempo depois, o goleiro Danilo também chegou no local com vida e ligou para esposa para tranquilizar a família. 

Um jornalista, uma comissária de bordo e Follmann, goleiro reserva também resistiram à queda do avião. Bombeiros seguiram no local, mas devido a chuva que caiu na noite anterior, local estava com muita lama e temperatura era de 3ºC. Cerca de 150 pessoas trabalham por lá. Três hospitais próximos estavam recebendo os feridos. 

Familiares e amigos das pessoas da delegação da Chapecoense se reuniram na Arena Condá, esperando por notícias. (Portal Terra)

segunda-feira, 28 de novembro de 2016 às 21:09

Flávio Dino não destinou R$ 1,00 para o 'Mais Asfalto' em 2017, afirma o deputado Alexandre Almeida

Gilberto Léda - O deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) fez hoje (28) uma revelação curiosa sobre o programa “Mais Asfalto”, do Governo do Estado.

De acordo com o parlamentar, como não será ano de eleição, 2017 não terá um real sequer para o programa.

“Fui lá ver o que estava registrado para a Secretaria de Infraestrutura realizar em 2017 e, para a minha surpresa, o governador não destinou R$ 1,00 para o Mais Asfalto em 2017. Está aqui, não é invenção minha não, é a proposta orçamentária que o governador mandou para esta Casa e que não tem R$ 1,00 para o Programa Mais Asfalto para o ano de 2017”, relatou.

Ele questionou se a iniciativa não teve apenas cunho eleitoral. “Era ou não era uma obra eleitoreira? Aqui está a prova, Maranhão. Os prefeitos que vão assumir, no ano de 2017, lamentavelmente, não é ano de eleição, por isso a proposta orçamentária do governador não contempla 1 km de asfalto nos municípios”, avaliou.

Quem pegou, pegou…

Maranhão está na lanterna do ranking PIB per capita do país

O Distrito Federal lidera o ranking de Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país, com um valor de R$ 69.216,80. O PIB per capita é obtido pela divisão do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no local, pela população daquela área.

Brasília tem um PIB per capita 6,2 vezes maior do que o estado que está na lanterna do ranking, o Maranhão (R$ 11.216,37).

As informações – relativas a 2014 - foram divulgadas hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

Depois do Distrito Federal, aparecem São Paulo (R$ 42.197,87), Rio de Janeiro (R$ 40.767,26), Santa Catarina (R$ 36.055,90), Espírito Santo (R$ 33.148,56), Rio Grande do Sul (R$ 31.927,16) e Paraná (R$ 31.410,74).

Do outro lado da tabela, com os menores PIBs per capita, aparecem o Piauí (R$ 11.808,08), Alagoas (R$ 12.335,44), a Paraíba (R$ 13.422,42), o Ceará (R$ 14.255,05) e a Bahia (R$ 14.803,95). (Agência Brasil)

Caxias Shopping Center será inaugurado dia 30 de novembro

         Caxias Shopping Center contará com 142 lojas, mais 1.350 vagas de               estacionamento, além de gerar 1,5 mil empregos diretos e 3 mil indiretos 

Blog do Sabá - Um novo jeito de viver e comprar com mais lazer, entretenimento e oportunidades será inaugurado na próxima quarta-feira, 30 de novembro na cidade. O Caxias Shopping Center abre as suas portas a partir do meio-dia, trazendo grandes novidades com alta estrutura tecnológica, conforto e comodidade reunindo marcas de renome nacional e internacional. Desde já considerado como um dos maiores centros comerciais da região, sendo o primeiro e único shopping da cidade, trará também mais desenvolvimento, consolidando a posição de destaque de Caxias, no estado do Maranhão.

Situado na Rodovia BR-316, km 554, nº 4.362, Bela Vista e contando com um imponente projeto arquitetônico, o equipamento com 19 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), distribuídos em cerca de 29 mil metros quadrados de Área Construída no total, representa um investimento para a cidade de Caxias da ordem de R$ 100 milhões. “Trata-se de um empreendimento gerador de renda, emprego e circulação de negócios que alavanca a arrecadação do município substancialmente nos impostos, que certamente reverterá em benefícios para todos, melhorando a qualidade de vida e oportunidades”, afirma João Marcos Alves Costa, gerente geral do Caxias Shopping Center.

Sob o ponto de vista econômico, quanto a sua área de influência, o Caxias Shopping tem no seu entorno cerca de 450 mil habitantes, sendo 170 mil do município de Caxias e os demais cidades vizinhas como Codó, Coelho Neto, entre outras. “Estamos trazendo para Caxias um empreendimento capaz de gerar mais de 1500 empregos diretos e 3000 indiretos. Esta é uma demonstração de confiança na pujança da nossa região”, acrescenta o empresário Sérgio Manzalli, um dos empreendedores do negócio.

A Enashopp, empresa administradora do Caxias Shopping Center, foi a responsável pela implantação do equipamento. “Os empreendedores investiram muito em tecnologia, para que o Caxias Shopping tenha o custo operacional mais baixo de todos os shopping centers da região, trazendo aos lojistas o menor custo condominial”, destaca o diretor da Enashopp, Naildo Macedo.

Sustentabilidade, conforto e segurança

Maior empreendimento imobiliário de Caxias e região, o shopping foi concebido com instalações modernas de última geração e tecnologia e trouxe consigo sistemas de engenharia encontrados nos principais equipamentos semelhantes do Brasil. O conceito de sustentabilidade ambiental também está presente no empreendimento que conta com um sistema de ar-condicionado por termo-aculumação de água gelada. Esta tecnologia gera água gelada durante a madrugada, quando sobra energia elétrica, consequentemente mais barata, armazena essa água gelada num tanque térmico de 1,4 milhão de litros d´água, utilizando esta água durante o dia, quando a energia é mais cara. 

Servido de 5 mil m2 de vidro, com películas térmicas nas coberturas zenital, o shopping aproveita a iluminação natural para seus corredores de lojas, proporcionando um ambiente agradável e, ao mesmo tempo fazendo uso racional da energia elétrica. Todas as luminárias e lâmpadas em LED de alta performance luminotécnica, permitem, através de sofisticado sistema de automação, ligar os circuitos de iluminação, somente e quando necessário. Sensores de fumaça, alarmes, sistemas de detecção e extinção automática de incêndio por sprinklers, dão a segurança necessária ao empreendimento quanto ao fogo. Câmeras de tecnologia IP permitem aos gestores total controle da operação do shopping, quanto a segurança de seus usuários, tanto interna quanto externamente no estacionamento, com a identificação de face dos usuários e das placas dos veículos em todos os acessos.

O novo shopping utilizará ainda sistema de telefonia e transmissão de dados por fibra óptica tecnologia ainda inédita na cidade de Caxias, com internet e telefone com a qualidade e velocidade. Além disso, o empreendimento terá uma própria Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, que permite o tratamento de 100% do esgoto gerado, transformando-o em água de reuso para uso nos banheiros (mictórios e vasos sanitários), assim como na irrigação dos jardins e área de limpeza. 

Lazer e entretenimento

Entre as atrações para o lazer e o entretenimento, o Caxias Shopping Center apresenta o Planet Park, um completo centro de diversão indoor para adultos, adolescentes e crianças. Com um variado e moderno mix de atrações para diversão de toda a família, a rede de parque de diversões, presente em grandes empreendimentos do país, traz para Caxias novidades como espaço de festas, através do qual é possível a realização de festas de aniversário e confraternizações com praticidade, conforto e alegria. 

Para completar a diversão, o empreendimento ainda vai contar com cinco salas de cinema (sendo uma 3D), Praça de Alimentação com variadas opções como Subway, Bobs, Giraffas e Milk Shake Mix, além de internet wi-fi.

Mix de lojas

A moda masculina, feminina e infantil estará muito bem representada no Caxias Shopping Center. Assim como o segmento de perfumaria e cosméticos; calçados; relógios, joias e acessórios; moda jovem, óticas e informática.

Iupi, Clube da Criança, Ótica e Relojoaria Hora Certa, Ferrovia, Contém 1g, Uva & Verde, Ousadia Grif’s Multimarca, Alpha Geek, Ponto Do Açaí, Playboy Acessórios, Douglas Tattoo, Smart Bordados, Milk Shake Mix, Claro, Espaço Da Beleza, Via Mia, Use Moda Fitness, Rod Store, Fershis, Atual Informática, Márcia Cosméticos, Edna Confecções, Cacau Show, Nogueira’s, Bebelu, Bob’s, Mixirica, Subway, Giraffas, Água Doce, Planet Park, Viva Cidadão, Paintball Laser, Noroeste, Multicine, Case Fans, Brin-Car Zoo, Digicell, Sky Video, Acessorium e Bella Moça Acessórios são algumas marcas que vão inaugurar junto com o shopping que, em breve, terá também Riachuelo e Ideal Magazine.

Além de lazer e entretenimento, o maior empreendimento comercial da região vai impulsionar o desenvolvimento da cidade, trazendo novos hábitos de consumo para a população, se tornando referência na região. Em um espaço diferenciado, o Caxias Shopping Center conta com 5 lojas-âncora, 8 megalojas, no seu pleno funcionamento, terá 142 lojas. Além disso, o shopping disponibiliza 1.350 vagas de estacionamento exclusivo para carros, motos e bicicletas, garantindo mais comodidade e segurança para seus clientes.

Viva Cidadão

Buscando proporcionar ainda mais comodidade aos seus clientes, o Caxias Shopping Center disponibilizará a Central Integrada de Atendimento Viva Cidadão.  Órgão estadual, vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania-SEDIHC, prestará serviços públicos oferecendo atendimento de qualidade com rapidez e conforto, tudo reunido em um só espaço, com representações de diversos órgãos e entidades.

Está chegando a hora de Caxias ter um novo jeito de viver e ser feliz com o Caxias Shopping Center. 

Sobre a Enashopp

Formada por profissionais com mais de 30 anos de experiência da indústria de shopping centers, a Enashopp está presente em diversas capitais do país. Com escritórios em Salvador e em São Paulo, sua expertise nacional e internacional é voltada para o desenvolvimento implantação, comercialização e administração de shopping centers e empreendimentos multifuncionais de perfis e portes variados. Números administrados pela Enashopp: 1 milhão de m² de área construída, 30 milhões de pessoas/ano trafegando nos empreendimentos, 5 mil unidades gerenciadas, mais de 300 mil m² de ABL, cerca de 1500 profissionais nos empreendimentos.

Em crise, Estados e municípios devem mais de R$ 120 bi a bancos públicos

Mergulhados em uma crise financeira sem precedentes, Estados e municípios devem R$ 120,6 bilhões aos bancos públicos, segundo levantamento do Estado. O passivo é resultado de uma política que, nos últimos anos, irrigou esses governos com recursos federais. 

Até setembro, a exposição no Banco do Brasil chegou a R$ 38 bilhões, enquanto na Caixa a dívida era de R$ 33 bilhões. No BNDES, o valor atingiu R$ 49,6 bilhões da carteira em junho – o banco ainda não divulgou dados do terceiro trimestre.

Os maiores beneficiários foram os Estados, incluindo aqueles que já estavam em péssimas condições financeiras e apresentavam maior risco de calote. A injeção de recursos foi possível porque a União avalizou a maioria das operações, ou seja, deu garantia de que pagaria a dívida em caso de inadimplência.

Normalmente, os bancos ficam mais restritivos quando clientes vivem situações financeiras desfavoráveis. Não foi o que ocorreu com os Estados – especialmente nos últimos meses. Enquanto a arrecadação caía, a carteira de crédito da Caixa para o setor público saltou 22,1% em 12 meses até setembro. O BNDES também foi mais generoso, e as operações subiram 11,8%.No caso do BB, a queda foi de 1,7% em um ano. 

O Estado apurou que, do total emprestado pela Caixa, 42,5% têm o aval da União. No BB, essa parcela é de 97%. O BNDES não informou o porcentual exato, mas disse que a maior parte dos créditos tem garantia do Tesouro Nacional.

Frágeis. Diante da fragilidade financeira dos Estados, algumas instituições têm registrado atrasos em pagamentos, que acabam bancados pelo Tesouro. O Rio de Janeiro já precisou que a União honrasse R$ 1,16 bilhão em seu lugar. Para não ficar no prejuízo, a União bloqueia dinheiro de contas indicadas pelo próprio Estado, geralmente aquelas que recebem o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a arrecadação do ICMS.

O relatório do Tesouro não detalha quais instituições financeiras foram pagas com recurso federal, mas dados da Secretaria de Fazenda do Rio mostram ausência de pagamentos em linhas do BNDES, BB e da Caixa em diversos meses, a partir de maio. Procurado, o órgão admitiu que está inadimplente com os três bancos públicos, sem detalhar valores, e disse que não tem previsão da normalização dos pagamentos.

A Secretaria de Fazenda do Rio afirmou que também está atrasando pagamentos de dívidas sem garantia da União. O Tesouro informou que a cobrança dessas operações é de inteira responsabilidade dos bancos.

De 2006 a 2012, o Rio obteve aval para empréstimos sem garantias da União com BNDES (R$ 1,5 bilhão), Caixa (R$ 1,16 bilhão) e BB (R$ 152,8 milhões), segundo o sistema de acompanhamento de operações do Tesouro. Quando isso ocorre, o Estado pode negociar diretamente garantias, como sua cota no Fundo de Participação ou outros fluxos de receitas.

O BNDES, por exemplo, tem R$ 14,4 bilhões de sua carteira com Estados e municípios (29%) garantida por esses recursos. Na Caixa, o porcentual é de 57%. O BB tem o menor índice: 3%. Procuradas, as instituições disseram que as operações são protegidas pelo sigilo bancário e não informaram se essas linhas estão com parcelas atrasadas.

Em meio às dificuldades, o BNDES detectou aumento na inadimplência até 60 dias de governos estaduais e municipais, de R$ 692 milhões, em março, para R$ 814,6 milhões, em junho. Em nota, contudo, disse que “a situação dos Estados não teve impacto relevante no aumento da inadimplência no último trimestre”.

Na última quinta-feira, o Tesouro anunciou que vai retomar as concessões de garantias para que Estados possam contratar novos financiamentos. As análises estavam suspensas desde maio. Com isso, o governo pretende dar fôlego aos governos estaduais que ainda têm espaço para se endividar.

domingo, 27 de novembro de 2016 às 10:27

As contradições do governador Flávio Dino

Jorge Aragão - As contradições do governador Flávio Dino (PCdoB) ficam a cada dia mais aparentes em sua gestão. As festas de fim de ano anunciadas já demonstram mais uma versão do “faço o que digo, mas não faça o que faço” do comunista. Antes, um crítico feroz de contratação de artistas de fora do Maranhão para shows e espetáculos, agora Dino em sua gestão anuncia dois nomes do samba nacional para as festas de fim de ano em São Luís. E os valores dos cachês não são dos menores: quase R$ 300 mil para pagar os artistas.

Em outros momentos, quando a única função que exercia era de crítico, o ato de trazer artistas não maranhenses para fazer parte de festas pagas com o dinheiro público era durante combatido por Dino e seus aliados. “Devemos valorizar os artistas da terra”, gostava de defender o governador.

Mas agora – como tudo neste governo – pode sim trazer quem não é artista da terra ou se for do Maranhão, pode ser contratado por ter padrinho no governo. É justificável!

Essa não é a primeira contradição dos comunistas na área cultural. Os antes oposicionistas gostavam de criticar o governo passado por sempre dá espaço a atrações consagradas como a cantora Alcione ou mesmo o grupo Bicho Terra, que tem reconhecimento mundial.

Na gestão atual, os privilégios são bem evidentes, a exemplo da insistente contratação da cantora Flávia Bittencout, que com todas as qualidades artísticas, ainda tem um longo caminho a percorrer para chegar no patamar de uma cantora como Alcione, tão criticada pelos comunistas.

O que faltava aos comunistas era poder para fazer exatamente igual ao que tanto criticaram. Agora com o poder nas mãos, Flávio Dino e sua trupe repetem tantas histórias antes criticadas. (Coluna Estado Maior)

sábado, 26 de novembro de 2016 às 14:12

Moradores de Timon cobram a entrega da reforma no Campo do Cruzeiro

Moradores dos bairros Parque Piauí I e II em Timon, procuraram o Blog do Eduardo Rego para denunciar a "interminável" obra de reforma na tradicional praça de esporte da região, o Campo do Cruzeiro. A reforma que teve início em 03/06/2015, e marcada para seu término em 01/08/2015 até a data deste sábado 26/11/2016, continua sem a população ter como praticar qualquer modalidade esportiva no local.

O projeto inclui vestiários, pista de atletismo, alambrado, arquibancadas e outras melhorias que deveriam transformar o Campo do Cruzeiro em uma referência para a prática de esportes na região do Parque Piauí I e II, mas, que até o presente momento não foi o que aconteceu realmente. O valor da obra segundo a placa que não está mais no local é de R$ 462.027,26 recursos oriundos do Ministério do Esporte.

"Esperamos que logo após fazer essa denúncia que a prefeitura de Timon resolva de uma vez por toda essa situação, pois é inadmissível tanta demora para entregar essa obra tão importante a nós desportistas", disse um morador.

STF arquiva inquérito da Lava Jato contra Roseana Sarney e Lobão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki aceitou, ontem, sexta-feira (25), pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivou o inquérito em que a ex-governadora Roseana Sarney e o senador Edison Lobão (PMDB-MA) são citados em esquema de lavagem de dinheiro e corrupção na Operação Lava Jato.

Aberto em março de 2015, o inquérito sobre Roseana e Lobão apurava a veracidade de relatos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Em depoimento, ele disse que Edison Lobão solicitou R$ 2 milhões em propina para campanha eleitoral da ex-governadora em 2010 que foram pagos pelo doleiro Alberto Youssef, também investigado na Operação Lava Jato.

Na quinta-feira (24), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu o arquivamento do inquérito e afirmou ao ministro do STF que, após coleta de provas e diversos depoimentos, não ficaram comprovadas as suspeitas contra Lobão e Roseana.

O advogado de defesa da ex-governadora, Antônio Carlos de Almeida Castro, disse ao G1 que o arquivamento do inquérito “resgata a verdade”. “Esse arquivamento, embora tardio, resgata, nesse ponto de vista, a verdade. Para Roseana que ficou sendo investigada desnecessariamente, é uma vitória. Este era o único inquérito em que Roseana era investigada. Embora a demora nas investigações tenha causado um enorme prejuízo pessoal e político, para Roseana a Lava Jato é uma página do passado”, conclui.

A ex-governadora Roseana Sarney desabafou ao saber da notícia. “Devo dizer que passei por momentos muito difíceis ao longo dos últimos dois anos. Me senti muitas vezes agredida e julgada, mas sempre mantive a minha fé em Deus.  Me fortaleci no apoio e no conforto da minha família, com o amparo dos meus amigos e de todos aqueles que conhecem a minha história e a minha luta pelo Maranhão. Eu acreditei que a justiça seria feita e, como afirmei, em todos os momentos, minha consciência estava tranquila, pois agi de forma correta e nunca fiz nada que pudesse desabonar a minha conduta como governadora do meu estado. A justiça reconheceu a verdade, e é a verdade que sempre prevalecerá.”

A Polícia Federal já havia pedido, por duas vezes, o arquivamento do processo considerando que não havia mais o que ser investigado. (Do G1MA)

sexta-feira, 25 de novembro de 2016 às 12:17

"É preocupante juízes fazendo política abertamente", diz secretário-geral da Unasul

A avaliação é do ex-presidente da Colômbia e atual secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Ernesto Samper.

Segundo ele, trata-se de um fenômeno crescente na América do Sul, "que afeta a continuidade democrática e ao qual todos devem estar alertas".
Em entrevista exclusiva à BBC Brasil, Samper disse achar "preocupante juízes que fazem política abertamente".

"Não só no Brasil, mas no resto da região, temos visto juízes e promotores que viraram estrelas e se prestam à judicialização da política. Atuam politicamente mas sem responsabilidade política. E de alguma maneira afetam a governabilidade democrática", diz Samper.

A conversa ocorreu antes do anúncio de um novo acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc, que deve ser assinado em Bogotá. Veja a matéria completa aqui. (BBC Brasil)

Janot pede arquivamento de inquérito da Lava Jato contra Roseana Sarney

       Polícia Federal já havia pedido arquivamento da denúncia por duas vezes

A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu o arquivamento do inquérito em que a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) foi acusada de fazer parte de um esquema de desvio de verbas da Petrobras, no caso Lava Jato.

O inquérito sobre Roseana apurava a veracidade de relatos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa de que ele teria autorizado o doleiro Alberto Youssef a repassar R$ 2 milhões oriundos de propina na Petrobras para campanha eleitoral da ex-governadora em 2010. Porém, o doleiro Alberto Youssef, também investigado na Operação Lava Jato, negou que tivesse feito qualquer entrega.

A Polícia Federal já havia pedido, por duas vezes, o arquivamento do processo considerando que não havia mais o que ser investigado. Agora, o inquérito segue para o despacho final do Ministro Teori Zawaski.

“Foi um período de dois anos de investigações e com várias diligências expondo Roseana a um constrangimento desnecessário. Nada foi provado porque era uma mentira deslavada do delator (Paulo Roberto Costa). Esse arquivamento, embora tardio, resgata, nesse ponto de vista, a verdade. Para Roseana que ficou sendo investigada desnecessariamente, é uma vitória. Este era o único inquérito em que Roseana era investigada. Embora a demora nas investigações tenha causado um enorme prejuízo pessoal e político, para Roseana a Lava Jato é uma página do passado”, conclui o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro.

Segundo a assessoria de comunicação da ex-governadora, Roseana Sarney, assim que ela foi citada retornou de uma viagem ao exterior para colaborar com as investigações da Polícia Federal e Ministério Público Federal. A assessoria de Roseana garante que a ex-governadora ofereceu a quebra dos sigilos bancário e telefônico, e, se colocou à disposição da Justiça. (Do G1MA)

quinta-feira, 24 de novembro de 2016 às 18:54

Premiações das equipes da Copa Timonense foram efetuados

Depois da matéria divulgada no Blog do Eduardo Rego relatando que a Secretaria de Esporte ainda não teria repassado a premiação dos times campeões da Copa Timonense de Futebol (Veja aqui), nesta quinta-feira, 25/11, o pagamento das premiações dos atletas das equipes campeãs foi realizado. A informação do pagamento foi repassada pelos atletas que participaram da Copa Timonese de Futebol, que mais uma vez procuraram o Blog do Eduardo Rego.

Em uma rápida conversa com o secretario de esportes de Timon, Lucélio Mendes na manhã de ontem, 24/11, ele informou que o motivo do atraso no pagamento das premiações, foi uma questão de documentação dos atletas, mas, que logo seria resolvido.

Assim como o Blog do Eduardo Rego tornou público que os atletas das equipes campeãs, que participaram da Copa Timonense de Futebol ainda não tinham recebido as premiações, temos a responsabilidade também de informar que já foi efetuado o pagamento.

Candidatura ao Senado de Bira do Pindaré é articulada por Flávio Dino

Gilberto Léda - Na esteira das ações para tentar enfraquecer o deputado federal Weverton Rocha (PDT), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), iniciou articulações para minar o pedetista justamente no seu próximo alvo: o Senado.

Nos bastidores, uma candidatura de Weverton a senador, em 2018, é tida como favas contadas.

Para evitar que ele “pegue vento”, Dino começou suas movimentações.

E uma delas passa pelo apoio a uma candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) também ao Senado.

Bira, como se sabe, era o preferido do comunista para ser candidato a prefeito de São Luís em 2016.

Como o parlamentar não conseguiu se articular dentro do PSB – onde quem manda é o senador Roberto Rocha -, o governador acabou sucumbindo à tese de reeleição de Edivaldo Jr., que já havia sido abraçada por Weverton.

Agora tido como vitorioso, o deputado do PDT surge como forte nome para a disputa de 2018. Por isso – como bem alertou o colega Robert Lobato (saiba mais) -, os comunistas têm vetado suas indicações para a segunda gestão do prefeito Edivaldo Jr.

E, agora, trabalham para criar embaraços a seu projeto rumo ao Senado.

Justiça indefere pedido de prisão de denunciados no caso Sefaz no MA

O pedido de prisão de seis dos dez réus da denúncia do Ministério Público sobre esquema fraudulento de concessão de isenções fiscais pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que causou um prejuízo de R$ 410 milhões aos cofres públicos, foi indeferido pela juíza Cristiana Ferraz, que responde por ora pela 8ª vara Criminal de São Luís.

O promotor Paulo Roberto Barbosa Ramos, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária e Econômica de São Luís, por entender que nenhum dos suspeitos oferece risco as investigações, pediu a prisão preventiva de dos ex-secretários da Fazenda do Estado Cláudio Trinchão e Akio Valente, do ex-secretário de Fazenda de São Luís Raimundo José Rodrigues, de Edmilson Santos Anid Neto, do advogado Jorge Arturo – que já entregou o documento em juízo - e de Euda Maria Lacerda.

Ao todo, ele acusa dez pessoas – dentre elas a ex-governadora Roseana Sarney – de fraudes fiscais e pede, no mérito, a condenação criminal dos denunciados, bem como a devolução, em conjunto, de R$ 1,6 bilhão.

No entanto, a magistrada Cristiana Ferraz substituiu a prisão pelo recolhimento dos passaportes dos réus apontados pelo promotor por entender que não há “fatos concretos que realmente justifiquem a necessidade da segregação cautelar do réu, e de sua manutenção ao cárcere”. 

Não há decisão pelo recolhimento de passaporte da ex-governadora.

Justiça aceita denúncia do MP

A Justiça aceitou denúncia do Ministério Público do Maranhão contra a ex-governadora Roseana Sarney e outras dez pessoas por suposto esquema fraudulento de concessão de isenções fiscais pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) a empresas, que causou um prejuízo de R$ 410 milhões aos cofres públicos.

"Permuta" de empresas

O Ministério Público enfatizou que o esquema foi aperfeiçoado a partir de 15 de outubro de 2013 quando a empresa Auriga Informática e Serviços Ltda foi formalmente substituída em “um nebuloso processo licitatório” pela empresa Linuxell Informática e Serviços Ltda".

O órgão ministerial inteirou, ainda, que, mesmo com a substituição, a empresa Auriga Informática continuou a restar serviços enquanto a empresa substituta estava com contrato formalmente assinado para prestar o mesmo serviço. "O fato é que a Secretaria de Estado da Fazenda pagou ao mesmo tempo duas empresas por um mesmo serviço que até então era executado por apenas uma”, destaca a denúncia. (Do G1MA)

quarta-feira, 23 de novembro de 2016 às 22:05

Senado aprova PEC da Reforma Política com cláusula de barreira

Por 69 votos a favor e nove contra, o plenário do Senado aprovou hoje (23), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Política. O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

A PEC estabelece uma cláusula de barreira que divide os partidos políticos em dois tipos: os com funcionamento parlamentar e os com representação no Congresso Nacional. Os primeiros serão os que obtiverem no mínimo 2% dos votos nas eleições gerais de 2018 e 3% nas de 2022. Essas legendas poderão ter acesso a fundo partidário e tempo de rádio e televisão, estrutura funcional própria no Congresso e terão direito de propor ao Supremo Tribunal Federal (STF) ações de controle de constitucionalidade.

Os partidos com representação no Congresso, mas que não superarem a barreira do número mínimo de votos, terão o mandato de seus eleitos garantido, mas perdem o acesso aos benefícios. Os políticos filiados a esses partidos terão direito de mudar de legenda sem perder o mandato. Mas, os deputados e vereadores que o fizerem não contarão no novo partido para fins de cálculo do tempo de televisão e o Fundo Partidário.

A PEC também reforça a fidelidade partidária ao estabelecer que políticos eleitos já no pleito de 2018 perderão o mandato caso se desfiliem de suas legendas. Os suplentes e os eleitos como vice perdem a possibilidade de atuar como substitutos se também mudarem de legenda.

A proposta reforça ainda a necessidade de os partidos serem fiéis aos programas que apresentarem nas eleições. A mudança em relação a esses programas constitui ressalva para que os eleitos possam mudar de agremiação sem perder o mandato.

Fim das coligações

Além disso, a proposta acaba com as coligações partidárias para eleições. Dessa forma, os partidos não poderão mais se unir para que os votos de um candidato ajudem a eleger o candidato de outra legenda. O texto prevê, porém, a possibilidade de que, após as eleições, eles se unam em federações – no caso dos partidos com afinidade ideológica – que terão atribuições regimentais nas casas legislativas como se fossem uma legenda única. As federações poderiam ser desfeitas nas convenções partidárias e não teriam efeitos para contagem de votos nas eleições, como no caso das coligações partidárias.

Embora favoráveis à ideia do fim das coligações partidárias e da imposição de cláusulas de barreira, os partidos de oposição tentaram aprovar emendas para que o percentual de votos mínimo exigido para acesso ao tempo de televisão e rádio fosse menor. Eles tentaram reduzir o percentual para 1% nas próximas eleições, 1,5% em 2022 e 2% em 2026, mas não conseguiram aprovar a modificação. Por isso, votaram contra o projeto.

“Somos a favor da reforma política no mérito, mas, diante dessa intransigência deles [autores da PEC] em modificar um pouco a cláusula de barreira, tivemos que nos posicionar contra. Nossa proposta reduziria o número de partidos políticos para 17, apenas quatro a mais do que a proposta deles. Salvaria exatamente os partidos de mais tradição ideológica, como o PCdoB e o PPS”, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Na Câmara dos Deputados, disse a senadora, é possível que essas legendas se unam ao chamado Centrão, que agrega vários partidos pequenos, para tentar modificar a proposta ou até evitar sua votação. (Agência Brasil)

Sobrinha-neta de Sarney foi estuprada e morta por cunhado, conclui polícia

A Polícia Civil do Maranhão concluiu que o empresário Lucas Porto, 37 anos, estuprou e matou por asfixia sua própria cunhada, a publicitária Mariana Costa, 33 anos, que é filha do ex-deputado estadual Sarney Neto e sobrinha-neta do ex-presidente e senador José Sarney. A apresentação dos resultados dos laudos periciais foi na manhã desta quarta-feira (23), na sede da própria Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), em São Luís. O assassino confesso vai responder por três crimes: estupro, homicídio e feminicídio.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela, o crime foi extremamente violento. “Foi um crime cometido com extrema violência e crueldade contra uma mulher, sem chances de defesa. A vítima foi surpreendida enquanto dormia. Ele podia ter ido embora quando ela estava apenas desmaiada, mas ele a sufocou usando um travesseiro, decidindo finalizar a vida dela”, disse o secretário.

De acordo com as investigações policiais, Lucas Porto tinha informações de como entrar no apartamento da cunhada e sabia que ela estaria sozinha naquele momento. Quando ele entrou no domicílio, viu Mariana dormindo e despida. A polícia concluiu que ele estuprou, depois esganou e por fim asfixiou. Houve luta corporal.


“Após a consumação dos crimes, ele modificou o ambiente tentando dar uma aparência de normalidade, por isso gastou tempo arrumando o quarto da vítima para sugerir que foi suicídio ou outra coisa que não os crimes cometidos por ele”, declarou o secretário Portela.

As câmeras de vigilância do condomínio revelam que Lucas Porto passou cerca de 40 minutos no apartamento de Mariana.
Parentes entregam provas

As roupas usadas pelo empresário Lucas Porto, 37 anos, no dia do homicídio contra a sobrinha-neta de Sarney, a publicitária Mariana Costa, 33 anos, foram entregues, na última quarta-feira (16), à Polícia Civil do Maranhão pelos próprios parentes do assassino confesso. Desde a segunda-feira anterior (14), os policias estavam à procura deste material para reforçar as provas na investigação.

As peças, uma camisa branca e uma calça jeans azul, estavam no próprio condomínio onde Lucas Porto mora e é o síndico, no bairro Ponta d’Areia, em São Luís (MA). Parentes de Lucas Porto disseram que as encontraram em um apartamento que não está sendo utilizado e pertence ao pai do assassino confesso.

Confissão

Lucas Porto confessou, na quarta-feira (16), que matou Mariana Costa. Porto era cunhado da vítima. A motivação seria uma atração que ele tinha por Mariana. As informações foram divulgadas pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, em entrevista coletiva.

“Houve violência de natureza sexual. Esta foi à manifestação dele. Negou no primeiro momento a autoria do crime, mas declinou agora. Contudo, não muda nada na ação da polícia. Tudo que estava previsto para ser feito vai ser feito. Ele disse que tinha paixão incontida pela cunhada. Mas seguimos com as investigações”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela.

Homicídio

A filha do ex-deputado estadual Sarney Neto e sobrinha-neta do ex-presidente da República e senador José Sarney foi morta asfixiada com um travesseiro. Principal suspeito do caso, Lucas Porto foi preso logo depois do crime. Logo no início das investigações, ele negou ser o autor do crime. No entanto, acabou confessando em depoimento na Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoa (SHPP). (Do G1MA)